Cultivar

5 dicas essenciais para uma horta sempre saudável

Publicado em 07.08.2023 |
Visualizações
4 visualizações

5 dicas essenciais para uma horta sempre saudável

Para que sua horta esteja sempre saudável e produtiva, é importante manter uma rotina de cuidados constantes. Reuni 5 dicas essenciais para acertar nesse processo, confira!

1.       Observe suas plantas

Crie o hábito de observar as plantas, uma por uma, para perceber o quanto antes qualquer anormalidade.

A presença de insetos e doenças precisa ser identificada rapidamente para que se possa tomar as medidas necessárias e a planta se recuperar mais rapidamente.

Caso ela já esteja muito debilitada, é recomendado descartá-la para evitar que as outras sejam contaminadas.

2.       Faça adubação regularmente

Para que as plantas tenham condições de crescer e continuarem produtivas, é imprescindível que a nutrição seja feita regularmente com adubos.

Escolha um de sua preferência, que tenha pelo menos os principais nutrientes, como Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio, Enxofre, Boro, Ferro e Manganês.

Na hora de adubar, siga as orientações do rótulo quanto à dose e a forma de uso. Não exagere na quantidade, pois os sais podem queimar as plantas.

>> Descubra com qual planta seu signo combina!

3.       Realize a poda com frequência

Cada vez que você corta os ápices dos galhos, ou seja, as pontas, ocorre um redirecionamento no fluxo de seiva das plantas. Assim, é estimulada a brotação das gemas laterais, gerando mais galhos e folhas. Por isso, para ter plantas vistosas e saudáveis, é importante realizar a poda regularmente.

Não se esqueça de sempre utilizar uma tesoura limpa e bem afiada nesse momento. Para esterilizar a tesoura, basta dar um banho com água fervente.

4.       Respeite as exigências das plantas

Você já deve ter observado que algumas plantas consomem mais água do que outras. Isto acontece porque a demanda hídrica varia conforme a espécie, a idade da planta, a época do ano e a condição de ambiente onde o vaso se encontra.

O alecrim, por exemplo, tem as folhas finas e estreitas, recobertas por óleos essenciais, o que lhe torna super eficiente no uso da água.

Já plantas de folhas mais largas como manjericão, hortelã e alface, transpiram muito mais e em dias quentes, podem ficar murchas com facilidade, sendo recomendada a reposição da água com maior frequência.

Quanto à luz, todos os temperos, ervas, chás, flores comestíveis e demais plantas de horta (legumes, vegetais, hortaliças) amam sol, devendo ficar em ambiente que receba no mínimo 4 horas de sol diariamente.

Caso sua horta fique em ambiente externo e pegue sol forte o dia todo, você pode usar telas de sombreamento, como sombrite para filtrar o excesso de luz solar, que pode queimar e prejudicar o desenvolvimento das plantas.

5.       Incremente sua horta

Aproveite cada ida a um garden center, floricultura ou mercado de plantas para conhecer espécies novas e complementar a sua horta.

Aposte na diversidade de cores e aromas das plantas. Use espécies repelentes de insetos para evitar o uso de produtos tóxicos às abelhas e também ao meio ambiente.

Experimente conversar com seus vizinhos sobre sua horta e caso encontre algum que também tenha, faça troca de sementes, mudas e vasos com ele. Assim você estará reforçando bons vínculos de amizade e deixando o mundo mais verde ao seu redor.

Esperamos que com essas dicas suas hortas fiquem ainda mais bonitas e saudáveis!

Para ter certeza que sua planta está bem, basta observar se ela está sempre verde e emitindo novos brotos, seja de flores ou de folhas. Isso é um sinal de que ela está bem nutrida, posicionada na luz certa e sendo cuidado da maneira ideal.

Caso alguma planta tenha morrido ou ficado feia, você pode descartar somente a planta, colocando-a no lixo orgânico ou ainda em composteiras domésticas.

O vaso e o substrato podem ser reutilizados, em um novo plantio. Procure entender qual planta se adapta bem ao tamanho do vaso que você dispõe e comece um novo ciclo.

Se precisar de algum equipamento ou vaso para sua horta, procure em nossa loja virtual ou rede de parceiros.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.